Foguete de Emergência #6 traz ao palco 6 migrantes de países diferentes, numa direcção artística de Aldara Bizarro, após uma residência intensiva de 5 dias, realizada em Abril de 2021, no LARGO Residências.
Esta performance tem por ambição partilhar vidas e desafios de seres humanos de todo o mundo, numa abordagem íntima e sensível das migrações, a partir do objecto artístico Enciclopédia dos Migrantes, composto por 400 cartas reais, redigidas em 74 línguas diferentes e que foi implementado em Portugal através da Associação Renovar a Mouraria.
Numa sociedade em constante transformação, este trabalho inspirado numa selecção das suas cartas é, assim, uma homenagem que celebra as pessoas,
independentemente das suas origens e fronteiras, convidando à ampliação do conceito de identidade, ao outro como eu e ao eu como o outro, num honesto e verdadeiro exercício de cidadania lúcida e empática.
A Associação Renovar a Mouraria e a LARGO Residências, entidades empenhadas na dinamização do território e num trabalho de inclusão através das artes, juntam-se nesta coprodução, numa viagem de defesa pela valorização humana que se propõe a transportar mundos dentro. Foguete de Emergência é um projecto europeu coordenado pela ‘L’âge de la tortue’, numa iniciativa da artista Paloma Fernández Sobrino, como parte do programa Erasmus+.
Performance
Direcção artística – Aldara Bizarro
Direcção musical – Pedro Salvador
Produção executiva: Raquel Fernandes
Assistência à produção: Mariana Țugui
Direcção de cena: Zé Luís C.
Elenco – Margarita Sharapova (Rússia), Rosi Ferh (Brasil), Sabee Shrestha (Nepal), António Vasconcelos (Angola), Abubacar Demba Balde (Guiné Bissau), Yanick Matondo (República Democrática do Congo)
Entidades promotoras e programadoras: Largo Residências e Renovar a Mouraria