Performance do grupo de teatro jovem de Claudio Hochman a partir do texto de Afonso Cruz.
História do grupo:
Quando tinha 15 anos participei num grupo de teatro. Foi uma experiência muito marcante na minha vida. Há nove anos comecei a dar aulas de Teatro para Jovens com a ideia de transmitir a experiência que eu tinha vivido na adolescência.
No primeiro ano criámos uma peça a partir de propostas dos alunos. Nos anos seguintes passámos por textos clássicos de Shakespeare, Goldoni, Durenmatt, Tennessee Williams…
Em 2017, senti a necessidade de abordar outros textos, outras temáticas, outros processos, outros espaços e outros desafios. Partimos de textos de Gonçalo M Tavares e realizámos performances nas livrarias de Lisboa.
Um ano depois lançámos a proposta aos Museus de Lisboa. Nos abriram suas portas o MAAT, a Gulbenkian, o Museu de Arte Contemporânea/Chiado, o Museu de Arte Antiga, o Museu Bordalo Pinheiro, o Oceanário de Lisboa, a Biblioteca Nacional e as galerias Trema, Beltrão Coelho e Graça Brandão.
Durante a pandemia continuamos com os encontros online. Partimos de Alice no País das Maravilhas. Em cada encontro eu propus uma temática vinculada ao livro. Construímos imagens, sons, textos e cada um durante a semana prepara um pequeno vídeo que é editado por uma das integrantes do grupo.
Além do trabalho de treino e criação aproveitamos esta reclusão para convidar artistas plásticos de diferentes áreas e diferentes partes do mundo para que nos contem em 20 minutos os seus processos criativos e que nos mostrem parte da sua obras.
E neste último confinamento fizemos um projeto em parceria com uma turma de decimo segundo ano da Escola António Arroios a partir de textos do livro “O Pintor debaixo do lava-loiças” de Afonso Cruz.
Agora, já desconfinados, retomamos nossos encontros presenciais no Largo Residências, e armamos esta performance, a partir do texto de Afonso Cruz, priorizando a palavra, a imagem, a luz e movimento.
Performance
De: Claudio Hochman
Com – Sara Figueiredo, Vitória Freitas, Santiago Galvão, Manuel Freitas, Marta Serôdio, António Dias, Carlota Julião, Josef Alves Deisenhofer, Rosa Leão, Margarida Jimenez, Bárbara Peres, Miriam Pedroso, João Maria Spinola, Miguel Matos, Helena Matos, Eva Carolina Hovers Falcato, Bruna Figueiredo