Prata da Casa

PRATA DA CASA insere-se na experiência recolhida em 2017 pela Número – Arte e Cultura com Bairro ao Espelho, contribuindo para aproximar a população e a comunidade de artistas na zona de Anjos-Arroios, em Lisboa, ao conceber-se como um espaço de criação e experimentação coletivo. Motivado pela ideia de comunidade e de ligação ao território que partilham, apela-se à participação de todos: habitantes, artistas residentes, agentes e estruturas locais.

Trata-se de um projeto de proximidade – tornada ainda mais premente devido à urgência social decorrente do contexto pandémico –, ao convocar a comunidade artística presente no bairro/zona identificada (em Arroios, Lisboa), desafiando-a a trabalhar com a população heterogénea residente. Designando-se por “bairro” toda a área geográfica dos Anjos (zona com os seus territórios adjacentes), pretende-se, assim, fazer uso da excelência do património intelectual e artístico, colocando-a em estreito diálogo com a comunidade moradora (incluindo portugueses, mas também grupos de migrantes de várias nacionalidades). Um diálogo intercultural, mas também intergeracional.

PRATA DA CASA visa aproveitar a excelência de criadores e artistas residentes, envolvendo-os na comunidade onde habitam, e por outro promover na população a coesão socio-territorial através da arte, valorizado pelo conhecimento mútuo e do território que hoje partilham. De estímulo ao contacto e diálogo entre os habitantes, mas igualmente ao conhecimento do outro e, com ele, de uma parte do todo.

As atividades contemplam vários locais e formas de apresentação, desde exposição de obra em contexto tradicional galerístico, como no caso desta apresentação no contexto do Festival Bairro em Festa 2021, até afixação de cartazes, distribuídos por diversos espaços públicos (rua, mercados, montra de lojas e cafés, escolas) da zona Anjos-Arroios, mas também em formato online (www.bairroaoespelho.com) e numa edição em livro (co-editado com a XYZ Books).

Exposição e Instalação

Direção e Produção – Nuno Aníbal Figueiredo

Direção Técnica e Montagem – Rodrigo Bettencourt da Câmara

Direção Artística e Artista participante – José Luís Neto

Artistas participantes – Claudia Fischer, Daniel Malhão, Isabel Aboim Inglez, Luciana Fina, Pedro Loureiro, Rui Viana Pereira, Gonçalo Viana Pereira, XYZ Books / Pedro Guimarães

Entidade programadora: Número – Arte e Cultura