Esta instalação expõe os resultados da pesquisa urbana Slow Studio do atelier de arquitectura Frame Colectivo.
Uma estrutura de andaimes serviu de apoio para a criação de um estúdio ambulante para a recolha narrativas urbanas em mapas desenhados ao vivo. O objectivo é um estudo da percepção do espaço urbano ancorado na escala humana, assim como os mecanismos de orientação espacial e linguagem.
Os participantes são transeuntes que partilharam trajectos quotidianos, espaços de referência, memórias e afectos que iam sendo registados em tempo real num formato de desenho, resultando a cada encontro, num mapa pessoal e único. Essas longas conversas gravadas na rua, são partilhas em modo “Slow/Devagar”, que nos lembram um outro mundo, com pessoas com menos medo e mais disponíveis para o diálogo no espaço público. O resultado são mapas e uma série web publicada no youtube. A instalação no Largo do Intendente representa uma síntese e um portal para aceder aos conteúdos online deste trabalho.
As gravações foram realizadas no âmbito do festival Bairro do Intendente em Festa em 2016 com o apoio do Largo Residências.
Instalação expositiva
Conceito – Frame Coletivo
Direcção: Agapi Dimitriadou e Gabriela Salazar
Ilustração: Lucas Armendani
Entrevistas: Sara Palácios e João Duarte Cãos
Filmagem: Francisca Marvão
Som: Sara Naeeim Coutinho
Participantes: Bruno Correia, Marta Silva, Ma do Carmo Costa,Anabela Baeta, Manuel Camilo, Diogo de Calle, Bárbara Ribeiro
Edição vídeo: Patrícia Black
Produção e Design: Inês Farmhouse Coimbra
Entidade promotora e programadora: Frame Colectivo